Causas e Efeitos

O que leva um ser humano a tirar a própria vida antes da hora?

De que maneira alguém em sã consciência pode calcular a própria morte?

Neste instante podem existir pessoas no mundo inteiro que estão preparando a sua forma de dizer adeus ao mundo, a seus problemas, aos seus medos, aos seus anseios.

O que leva um ser humano a ter certeza que só cometendo um suicídio será capaz de eliminar o que o aborrece?

Alguns dizem que é depressão, que é solidão, que é um momento de loucura e até insanidade que acomete alguém e o que diz o conceito de cada uma dessas palavras aqui relatadas?

Depressão

Tornou-se a doença do século que não se tem uma causa aparente, que não se compreende por completo, apenas se percebe que ela domina dia a dia milhões de cérebros que entram em desespero em silêncio.

Depressão no significado figurativo do dicionário significa: abatimento físico ou moral de um individuo. Para as ciências são causas internas que acometem o ser humano e são despertadas num devido tempo de muitos acúmulos de problemas ou excesso de emoções.

Solidão

Angustia por estar só. Por não ter alguém com quem dividir as experiências vividas ou dividir algum tipo de carga que o individuo possa estar carregando.

Loucura

Distúrbio ou alteração mental caracterizada pelo afastamento mais ou menos prolongado do individuo de seus métodos habituais de pensar sentir, agir.  Dicionário Houassis

E então você acha que conceito e fórmulas são o suficiente para determinar as causas de um ato tão significante como esse?

O ser humano é alguém que se modifica, se transforma e se desenvolve com o passar do tempo e com as situações que passa a conviver. Ele consegue se adaptar e se desenvolver nos mais diferentes meios que é colocado prova disso é o decorrer das épocas que nos faz perceber o quanto o ser humano se modificou seja na forma de escrever, de vestir, de comer, de agir o que é ou não é aceitável ontem e hoje. Muitas das coisas que ele vier a fazer ficaram inexplicáveis por muito tempo até que alguém observe algo que os outros esqueceram e retire a dúvida que paira em nossas mentes sobre o por quê e o como de cada coisa.

Posso afirmar humanamente falando que não sou capaz de compreender as mais diversificadas razões que levam um ser humano a se sentir só, a achar que ninguém se importa com ele, a conviver com a sua própria dor como se ela fosse a única forma de viver que existe, a se entregar a sentimentos ruins e mais fortes do que outrora já tenha conhecido e até a deixar seu corpo ser ultrajado por já não mais sentir que há um sentindo um motivo para viver.

O que quero descobrir com meus estudos a respeito do ser humano é um pouquinho do se passa, do que é a sua mente, de que maneira ele é um ser forte que é capaz de mover mundos e céus e em outro instante já não é mais capaz por ter perdido no meio do caminho isso ou aquilo que dava tanto valor, será que somos seres movidos por estímulos mesmo que imperceptíveis? Será que não lidamos bem com rejeição daquilo que nos doamos verdadeiramente? Será que o nosso afeto pelo outro pode ser tão maior do que o afeto com nós mesmo? Como posso ser um ser racional e perder a razão por que perdi algo ou alguém importante? O que choca tanto um organismo que não o permiti viver mais suas razões, apenas imerso num mundo de irreais imaginações?

São tantas perguntas e tantas respostas que com meus estudos quero buscar as minhas, quero formular minha própria maneira de explicar não somente para vocês, mas para mim mesmo, o porquê, a causa e o motivo disto ou daquilo ser assim e não de outro jeito.

 

Questionário

O que acha do que eu escrevo?

Total de votos: 73

https://normalilian27.webnode.com.br/contacte-nos/